Parafernalhas é tudo que você imagina, desde as coisas mais antigas até as novidades. Então, sou música, notícias, moda, viagens, emoções, pensamentos, cinema...... e até aquela receita básica.

25 de junho de 2011

Festa Junina



Pula a fogueira iaiá
Pula a fogueira ioiô
Cuidado para não se queimar
Pois essa fogueira já queimou o meu amor...

Ontem 24/06 foi dia de São João...
Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.
Começou a temporada de festas juninas! E por todo o Brasil elas acontecem e agitam o público. Todo ano é a mesma coisa. Já no mês de maio, todas as cidades se preparam para organizar as festas. E a tradição é antiga. Segundo os historiadores, a festividade foi trazida ao Brasil pelos portugueses, no século XVI. Entre as tradições brasileiras, estão comer muito milho, pipoca, arroz doce, amendoim e pinhão, acompanhados quase sempre por vinho quente e quentão. Junto com os portugueses vieram alguns traços típicos de outras culturas. As quadrilhas, por exemplo, são de origem francesa. Já os fogos foram influenciados pela pólvora chinesa. Da península Ibérica veio à dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Com o passar do tempo, esses elementos foram misturados e ganharam uma identidade bem brasileira. E festa junina lembra os três santos católicos: São Pedro, São João e Santo Antônio.
Quem nunca dançou quadrilha... 









Pulou fogueira...






Lembro das festas que eu costumava ir, era sempre para paquerar, receber um correio elegante ou ser presa naquelas cadeias...É do seu tempo?!

Adorava a barraca de pesca e jogar argolas para ganhar bichinhos ou qualquer brinquedinho, a sensação era delícia, podia ser o brinquedo mais fuleiro, mas o divertido era o fato de ganhar o desafio de encaixar as argolas.

E o vestidinho? Nossa eu atormentava minha mãe uns três meses antes da festa com detalhes de como eu queria o meu vestido, chapéu e as trancinhas que não podiam faltar, isso passou de mãe para filha e para sobrinhas e talvez quando eu tiver um neto (a) também será assim, nunca fui à noiva da quadrilha isso me deixou tremendamente decepcionada...rsrs, mas não menos feliz em participar apesar de que eu morria de vergonha na hora que meu par pegava no meu braço...(menina comportada eu).
Hoje não danço mais quadrilhas, só ouço falar sobre elas nos noticiários da TV e por sinal as quadrilhas mudaram muito...
Foi bom lembrar de tempos que não voltam mais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário