Parafernalhas é tudo que você imagina, desde as coisas mais antigas até as novidades. Então, sou música, notícias, moda, viagens, emoções, pensamentos, cinema...... e até aquela receita básica.

17 de julho de 2010

Inverno


O "inverno austral" tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, que ocorre por volta de 21 de Junho, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 23 de Setembro nesse mesmo hemisfério. O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.

Hum!! Legal, né? Basta digitar a palavra inverno no google que logo de cara você lê estas palavras aí em cima, e mais algumas coisas...o que a Wikipédia não diz é que o inverno é romântico, misterioso, que é delicioso saborear um bom vinho, com uma boa companhia perto de uma lareira, ou em algum outro lugar que seja tranquilo, ela não diz que temos lugares lindos, como Campos do Jordão, San Carlos de Bariloche ou até mesmo aquele sitio da família, que fica no meio as montanhas verdinhas, onde o céu ainda é azul e cheio de estrelas, também não diz que o inverno inspirou grandes poetas e lindas composições, e que no inverno é gostoso dormir com cobertor de orelhas. Gosto do inverno.


Soneto ao inverno – Vinicius de Moraes

Inverno, doce inverno das manhãs
Translúcidas, tardias e distantes
Propício ao sentimento das irmãs
E ao mistério da carne das amantes:

Quem és, que transfiguras as maçãs
Em iluminações dessemelhantes
E enlouqueces as rosas temporãs
Rosa-dos-ventos, rosa dos instantes?

Por que ruflaste as tremulantes asas
Alma do céu? o amor das coisas várias
Fez-te migrar – inverno sobre casas!

Anjo tutelar das luminárias
Preservador de santas e de estrelas...
Que importa a noite lúgubre escondê-las?

Nenhum comentário:

Postar um comentário